Ser Vegetariano

"Ser vegetariano está na moda? Talvez.
Mas a verdade é que há cada vez mais pessoas que optam por uma alimentação vegetariana.
Uns porque se preocupam com a sua saúde e querem adoptar um estilo de vida mais saudável, outros porque se preocupam com o meio ambiente e com o sofrimento dos animais."

Nos últimos anos vimos ressurgir o interesse pelo vegetarianismo, que hoje, aparece sendo defendido por filósofos, cientistas, médicos e jovens comuns, que constataram ser necessário a mudança de posturas e um estilo de vida mais simples e natural. Todos buscamos uma vida harmoniosa, sem conflitos e já sabemos que as toxinas são as maiores causadoras de estresse, tensão, ansiedade; só esta pequena constatação nos faria repensar sobre o tipo de alimentação que fazemos.


O Vegetarianismo é uma tendência que cresce não apenas pelo brado contra a violência, também pelo bem que pode nos trazer enquanto corpo físico, mental, emocional, espiritual; e não são apenas razões espirituais ou pessoais (saúde), existem também muitas razões práticas para sermos vegetarianos como a ética e a ecologia.


Todavia não foi somente a matança de animais que gerou advertências quanto ao consumo de carnes; a crueldade como esses animais são criados, transportados e sacrificados vai além da compreensão e estes animais são bombardeados com antibióticos, bloqueadores de enfarte e sedativos até que atinjam o objetivo da sua existência no matadouro.




O respeito aos animais como uma das razões para não se comer carne é muito antigo, principalmente nas religiões orientais, não só pela questão de compaixão, mas também relacionada com a Samsara, pois qualquer animal pode estar habitado por uma alma humana. Mesmo mais recentemente, na Grécia antiga, alguns filósofos (dentre eles Pitágoras) pensavam que matar animais para comer, contaminava e brutalizava o espírito humano; e mais recentemente, podemos constatar que Da Vinci, Ghandi, Tolstoi eram vegetarianos e abominavam o ato de sacrificar-se um animal, visto que temos tantas outras opções. 





Evitar comer carne é o método mais simples de reduzir o consumo de gordura. Na verdade a carne é apenas um tipo de alimento e contém as mesmas proteínas, vitaminas ou minerais que qualquer outro alimento vegetal. A alimentação vegetariana não contém colesterol; hortaliças, frutas ou cereais estão isentos desta substância e nosso organismo só é capaz de produzir o colesterol a partir dos ácidos gordos da alimentação. Quem é vegetariano tem um menor índice de colesterol no sangue, o que vai protegê-lo de muitas enfermidades e lhe dar uma boa forma física.


Além disso, a carne é um “alimento morto”; na maioria dos casos são acrescentados muitos produtos químicos para que ela não se deteriore (leva meses do abate ao açougue) e não perca a cor. Todo “alimento morto” (frutas, legumes, vegetais... em conservas) possuem substâncias químicas inertes (tamásica). O “alimento vivo”, vegetais, cereais, frutas frescas... contêm uma energia viva; sementes, cascas, caules que podem germinar .




CONCLUSÃO:
No combate a fome: uma tonelada de vegetais para alimentar as pessoas equivale a uma tonelada de alimentos, porém uma tonelada de vegetais para alimentar o gado vai se transformar em menos de 200 kilos de carne, ou seja, desperdiçamos 80% deste alimento para converte-lo em carne, o que é extremamente ineficiente para um planeta com milhões de pessoas passando fome. Se todos fossem vegetarianos poderíamos ter cinco vezes mais alimentos disponíveis e ainda preservar nossas últimas florestas.